Quem tiver consultado o meu perfil, verá o Eurico o Presbítero como um dos meus livros de eleição. O Alexandre Herculano criou uma ideia de Portugal. Baseado numa concepção de honra medieval. Infelizmente, para nós a Clara Ferreira Alves numa crónica já antigo do Expresso diz que a trapaça é a verdadeira vocação nacional e é verdade. Somos uns intrujas.
A própria independência do País, baseou-se numa quebra da palavra dada pelo nosso D. Afonso Henriques ao primo indo o aio Egas Moniz prostar-se aos pés do castelhano.
O grito vigótico de Cristo e Avante, hoje está desactualizado.
Tendo um significado quase de conciliar o inconciliável.
Somos quase todos ateus praticantes, perdão católicos não praticantes. Algus praticantes são cristãos uma por semana que é exactamente a da missa. Nos outros 6 dias e 23 horas são ainda piores que os outros.
O Avante já não mete medo a ninguém, sendo que daqui a uns anos nem dos 5% vão passar.
Portugal não tem culpa nenhuma da qualidade de gente (expressão do economista italiano António Serra numa obra de 1613) que tem.
Pois ao contrário do que muitos pensam Jesus no tempo dele foi mais odiado do que um árbitro que marque um penalti contra o Benfica na Luz...Havendo pontos de contacto entre o comunismo e o cristianismo.Veja-se a Teologia da Libertação na América do Sul.
Falando do que interessa andamos (andámos, a nuance é importante) anestesiados tempo demais. Deixemos de nos centrar nos problemas e sim nas soluções (esta nunance ainda é mais importante). Fazendo uma psicoterapia colectiva.
Primeira e única medida acabar com a TV. Pelo menos duas grandes vantagens.
-Muitas pessoas que assistem a certos comentadores ficam a salvo das ideias desses iluminados. Que por terem nome dizem com cada uma!!! Sendo que alguns programas de antena aberta na Rádio têm um nível mediano de comentário superior, feitos pelo Zé e pela Maria que pisam o chão do mundo real!
-Mais tempo para trabalhar, visto que se acaba com um foco de distracção.
Ah por falar nisso é melhor ir tentar dormir que tenho uma entrevista amanhã de manhã. A ver se é desta...
Cristo e Avante, Portugal está na mão de cada um de nós.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Enviar um comentário